skip to Main Content

Desenhar símbolos de Reiki nas mãos

Os símbolos de Reiki são ferramentas para potenciar, harmonizar e trabalhar os aspetos da mente e do espírito de uma forma mais direta. O praticante de Reiki aprende estes símbolos a partir do nível 2 e oferecem a ele uma prática muito mais intensa e diversificada.

O introdução de símbolos no Reiki veio, provavelmente, da necessidade de criar o focus mental e a ligação concreta a determinada frequência no Reiki. Por exemplo, se um aluno tinha que trabalhar a harmonia, seria mais fácil ele ter uma referência visual que propriamente um conceito.

A caligrafia no oriente é considerada sagrada, uma comunicação entre o homem e o céu e uma boa caligrafia tem um valor inestimável pela sua energia. É o que podemos constatar nos Gainen escritos pelo Mestre Usui e que hoje temos como referência, os cinco princípios de Reiki. Encontramos, na forma de Kanji, o Terceiro e Quarto Símbolo de Reiki, aprendidos nos segundo e terceiro níveis.

Segundo o sistema de sintonização, os símbolos são colocados em alguns pontos importantes da pessoa, incluindo o chakra das mãos. Quando o praticante volta a desenhar o símbolo ou símbolos de Reiki numa das mãos ou em ambas, os símbolos são estimulados e “ativam-se”. Daí o praticante ter sensações diferentes ao desenhar na mão.

Qualquer pessoa pode desenhar os símbolos, desde o livro da Diane Stein “Reiki Essencial” que os símbolos se tornaram públicos e não apenas fechados a praticantes de Reiki. Recordo que a tradição era de apenas desenhar na aula e depois queimar o papel, conforme a Mestre Takata tinha ensinado.

Como desenhar os símbolos de Reiki nas mãos

Existem muitas formas de desenhar os símbolos e não apenas uma que seja correta. A experiência indica-nos sempre o melhor caminho e para cada um, essa experiência é diferente. Ficam aqui algumas sugestões:

– Esvaziar a mente, colocar no aqui e agora
– Ligar ao Reiki
– Sentir a energia a fluir para a mente, coração e mãos
– Com a mão dominante, desenhar o símbolo na outra mão, dizendo o kotodama (mantra) três vezes
– Juntar as duas mãos a uma ligeira distância
– Sentir o símbolo a ficar mais intenso, a ganhar presença
– Aplicar o símbolo
– Se quiserem apenas experimentar, no final, encostem as mãos ao vosso corpo, terão sempre uma boa sensação.

Há quem costume desenhar os símbolos nas duas mãos, isso também está correto. O terceiro símbolo, como é bastante grande, pode ser desenhado em bloquinhos, uns em cima dos outros.

O símbolo para ligar ao Reiki

O Chokurei, o primeiro símbolo de Reiki serve também para nos ligarmos à energia (para quem está sintonizado). Para isso basta:

– Esvaziar a mente, colocar no aqui e agora
– Com a mão dominante, desenhar o símbolo na outra mão, dizendo o kotodama (mantra) três vezes
– Juntar as duas mãos a uma ligeira distância
– Colocar as mãos em posição gassho ou no coração
– Sentir o Reiki a fluir
– Recitar os cinco princípios de Reiki
– Fazer o Reiji-ho

Os símbolos de Reiki têm uma expressão e frequência muito própria, daí ser importante terem esses símbolos bem sintonizados em vocês e também é importante que os desenhem bem. Existem várias versões do terceiro e quarto símbolos mas há que haver alguma reflexão sobre isso. Se os símbolos representam uma escrita e se essa escrita é deturpada, então o seu valor poderá ser diferente. A Associação Portuguesa de Reiki tem disponível para os seus associados um conjunto de folhas que ajuda a desenhar os símbolos.

A aplicação dos símbolos permite ter um maior autoconhecimento e capacidade de resposta num tratamento. Também podemos usar estes símbolos para meditação.

 

Texto de João Magalhães

Relacionado com que edição da F.A.
Relacionado com que área
Back To Top