skip to Main Content

100 anos de Reiki

Em Março de 1922, Mikao Usui, retirou-se para o Monte Kurama para prática de meditação, após os seus três anos de estudo no Templo do Monte Hiei. Nascido a 15 de Agosto de 1865, foi um homem que procurou uma “vida pacífica e feliz”.
Neste retiro, na noite do vigésimo primeiro dia, teve uma grande perceção de uma energia que o rodeava e estava nele. Segundo as suas palavras, “A lei natural do Grande Universo e cada espírito humano, como Pequeno Universo, devem ser constantemente unidos, existindo como um”.
Esta perceção, acompanhada pela compreensão de que existe uma Energia Vital em tudo, à qual chamou Reiki, levou-o a criar um método, o Usui Reiki Ryoho.
Abriu a sua escola em Abril de 1922 e apresentou-a ao público como “O Método de Tratamento pela Energia Vital do Universo, de Usui, para a Melhoria do Corpo e da Mente” (Shin shin kaizen Usui Reiki Ryoho).
Com a divulgação do método no Ocidente, pela Mestre Takata, a prática começou a ser muito mais virada para uma aplicação terapêutica da energia, principalmente dedicada ao outro, no entanto, hoje começamos a valorizar e retomar os ensinamentos originais criados por Mikao Usui onde a filosofia de vida é um patamar para o desenvolvimento da consciência.
“Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso”. Estes são os cinco pilares que o Mestre Usui definiu como sendo “A arte secreta de convidar a felicidade” e “a medicina espiritual para todas as doenças”.
Dizia ele, que “de manhã e à noite, com as mãos juntas, como a mente te recorda, recita em voz alta”
A prática de Reiki é então, em primeiro lugar, para o nosso próprio crescimento e desenvolvimento da coerência. Para promover uma vida pacífica e feliz, reconhecendo os altos e baixos da vida, mas sabendo estar presente em todos os momentos promovendo harmonia, confiança, gratidão, diligência e bondade.
Na prática terapêutica, o Mestre Usui recomendava para se tratar o byosen, ou seja, a “irradiação do desequilíbrio”, por isso mesmo precisamos praticar muito Reiki ao longo das aulas de aprendizagem para desenvolver essa perceção. No tempo do Mestre Usui, os praticantes tinham encontros regulares mensais onde meditavam e praticavam Reiki, assim como recitavam os poemas do Imperador Meiji.
Em 2022, temos a felicidade de celebrarmos os 100 anos de Usui Reiki Ryoho no Festival de Bem-Estar, um projeto emblemático criado por Jorge Lopes, que traz sempre tantas oportunidades de crescimento a todos os participantes, para um mundo melhor.

Texto de João Magalhães

Relacionado com que edição da F.A.
Relacionado com que área
Back To Top