skip to Main Content

Mauro Nakamura

Palestrante

Mauro M. Nakamura é presidente da ITIMAN e diretor internacional da Ichimannendo Publishing, editora japonesa com sede em Tóquio. Além das atividades editoriais e de gestão, é professor de budismo com formação de cinco anos no Japão.
Atualmente realiza, em Portugal, cursos presenciais e online sobre os livros da ITIMAN e desenvolvimento humano baseado na filosofia budista, além de ser um empreendedor social no âmbito da qualidade de vida nas comunidades e nas organizações.
No Brasil, foi docente em cursos de licenciaturas e mestrados na Trevisan – Escola Superior de Negócios, professor de ensino superior da Faculdade de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – Estado de São Paulo e investigador do Grupo de Estudos Organizacionais da Pequena Empresa (GEOPE), Universidade de São Paulo.

 

PROJEÇÃO DO FILME “PORQUE VIVEMOS” & PALESTRA SOBRE A FILOSOFIA BUDISTA

São muitos os assuntos abordados pelo Budismo, mas toda a filosofia budista converge para um único ponto: a resposta para a pergunta “porque vivemos?”. Shinran, grande mestre budista no Japão do século XII, explicou que o Budismo é o navio da grande compaixão, que nos faz navegar pelo oceano de sofrimentos da vida, com uma mente radiante e plenamente feliz.

Para que nascemos? Para que vivemos? Mesmo sofrendo, temos de viver. Porquê? São perguntas que todos nós queremos responder.

O filme de animação japonesa NAZE IKIRU (PORQUE VIVEMOS), produção inspirada no livro PORQUE VIVEMOS (de Kentetsu Takamori e publicado em Portugal pela Penguin Random House), discute a questão essencial da vida e do ser humano. Esta, também será o tema da palestra sobre a filosofia budista que o professor Mauro M. Nakamura fará antes da projeção do filme, no Festival de Bem-Estar 2022 – Feira Alternativa.

O filme NAZE IKIRU (PORQUE VIVEMOS) é baseado em factos reais e aborda reflexões essenciais sobre a vida e o ser humano, tendo como pano de fundo a história do budismo no Japão, há mais de 500 anos.

A animação mostra a trajetória de transformação do revoltado camponês Ryoken, que perde a esposa num trágico acidente e entra em contacto com os ensinamentos de Mestre Rennyo.

Ambientada no século XV, período de guerras civis no Japão pelo controle de poder por parte de diversos clãs, a saga enfoca também a vida do Mestre Rennyo, que foi perseguido pelos monges guerreiros do Monte Hiei (em Quioto) até seu exílio em Yoshizaki, na província de Fukui, em 1474.

Ao abordar questões existenciais como a do título, o filme faz refletir sobre vida e morte, felicidade e sofrimento, gratidão, compaixão e sabedoria, entre outros temas fundamentais da vida humana.

O filme PORQUE VIVEMOS permaneceu 29 semanas em cartaz no Japão, em 2016 e 2017, e 9 semanas no Brasil, em 2017. Também foi exibido nos cinemas da Suécia, em 2018, e em Portugal e Espanha, em 2019.

Após assistir ao filme, os participantes poderão fazer perguntas ao professor Mauro M. Nakamura, que responderá e explicará os pontos principais.

Contactos

Contactos
Email
mauro.nakamura@itiman.eu
WhatsApp
+351 912 191 900

Participação

Descubra o Festival de Bem-Estar!
Uma Feira Alternativa para toda a sua Família

Expositores

Saiba mais

Palestrantes

Saiba mais

Programa

Saiba mais
Back To Top