
Manuela Cerejeira
Palestrante
O Ser Humano é muito mais do que a pessoa. A pessoa vive conforme o figurino da sua cultura, faz o que os outros esperam dela, acredita que nasceu para trabalhar, paga as suas contas, lamenta a vida, revolta-se ou cala-se e, claro, com tudo isso, adoece. Acredita na sorte e no azar. A vida é limitante e sem sentido. Esqueceu-se que é um habitante nativo deste planeta e, como consequência desse esquecimento, procura soluções exclusivamente não-naturais para tentar melhorar as suas queixas físicas e dores emocionais.
O Ser Humano é parte da Natureza à qual pertence por nascimento, por isso, se a Natureza mantem e sustenta todas as espécies, também oferece o mesmo à espécie humana. Viver de modo natural, na proximidade com a Natureza que é o nosso berço, dá suporte ao equilíbrio físico, mental e espiritual, e, portanto, à saúde, bem-estar e possibilidade de dar sentido à existência.
Foi por ter esta visão que, após a licenciatura em Medicina, escolhi Saúde Pública – a única especialidade vocacionada para a prevenção, promoção e educação para a saúde. Continua a ser esta a visão que me traz até aqui, ao Festival de Bem-Estar da Feira Alternativa, para ser porta-voz de um tema crucial que irá fazer a diferença em todos e em cada um que me queira escutar: a nossa ligação física ao Planeta, conhecida como Earthing ou Grounding, ou seja, “Por amor a si, ande descalço ou crie estratégias para manter a sua conexão física com o Planeta, o maior tempo possível em cada dia”.
Estes são tópicos do meu percurso formativo ao longo das últimas décadas:
-Licenciatura em Medicina
– Especialista e Consultora em Saúde Pública
– Mestre em Epidemiología de Campo pelo Instituto de Salud Carlos lll, Madrid
– Bolseira da União Europeia (European Programme for Intervention Epidemiology Trainning)
– Fui Delegada de Saúde, e Colaboradora, na área de Vigilância de Epidemiológicas das Doenças Transmissíveis, na Direcção-Geral da Saúde e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo
– Formação em abordagens médica não-convencionais: Medicina de Bio-Regulação de Sistemas, Nutrição Celular Activa e Biomagnetismo
– Formação em áreas vocacionadas para a libertação e expansão do Ser Humano: Certificação Internacional em Coaching; PSYCH-K (desprogramação e reprogramação neurológica emocional); Método CIS (Inteligência Emocional) by FEBRACIS; Feng Shui e Yoga do Riso
– Estudiosa inveterada nas áreas de: consciência, neurociências, psicologia, inteligência emocional, física quântica, biologia, epigenética.
– Formação e Prática em inúmeras Terapias Holísticas, Energéticas e Espirituais
– Criadora e Mentoranda de áreas de Desenvolvimento Pessoal, Inteligência Emocional, Consciência e Neurociências – Programas de Desenvolvimento Humano Consciencial (para grupos) e de Programas de Transformação Existencial (programa individual)
– Consultoria técnico-científica, e Formação em conteúdos de Saúde e Desenvolvimento Pessoal, no Grupo FiltrArte (comércio de artigos, de elevada diferenciação, para saúde e bem-estar, de utilização doméstica).
Earthing – Uma Jornada de Rejuvenescimento e Longevidade
A palavra inglesa Earthing, deriva de Earth – planeta Terra – e significa conectarmo-nos fisicamente com a sua superfície. E gounding, é a conexão com o solo, com o chão da Terra.
A superfície do planeta Terra é percorrida por uma corrente elétrica ligeiramente negativa. Assim, nós, os animais e as plantas, temos também um potencial elétrico ligeiramente negativo – ele permite a homeostasia, ou seja, a saúde, a vida em equilíbrio e vitalidade. A nossa conexão física com a Terra é vital!
No entanto, pelo nosso modo de vida atual, estamos desconectados dessa corrente elétrica, porque as solas dos nossos sapatos são insolentes e os edifícios que habitamos são construídos com materiais isolantes também. Como se isso não bastasse, as nossas escolhas diárias condicionam a acumulação no nosso corpo de grande volume de radiações eletromagnéticas que criam congestão e bloqueio à homeostasia.
Earthing, a ligação ao Planeta, é a melhor das medicinas, pois, ao manter a estabilidade elétrica do corpo, atua diretamente em cada uma das nossas células, permitindo manter a homeostasia do corpo (ou seja, a capacidade do organismo assegurar o equilíbrio mesmo quando ocorrem mudanças radicais no meio externo). Estes são alguns dos benefícios:
– descarga da radiação eletromagnética que acumulamos durante o dia,
– melhor desempenho do sistema imunitário, hormonal, metabólico,
– descongestionamento dos nossos circuitos de bioenergia (meridianos da medicina chinesa),
– contribuindo, por consequência, para desintoxicar o corpo,
– ação anti-inflamatória e anti-oxidante, combatendo os radicais livres,
– e, consequentemente, permite aliviar dores musculares e articulares, diminuir edemas (inchaço) das pernas, melhorar a mobilidade dos membros inferiores, etc.,
– melhorar o sono,
– melhorar a clareza mental e o humor,
– promover o relaxamento, com diminuição da ansiedade,
– sensação de bem-estar e leveza.