
Jane Figueiredo
Palestrante
Professora de Yoga integrativa e criadora facilitadora do Yoga&Ritmo. Em conjunto com meu esposo demos forma a um projeto que se reiniciou na pandemia (pois já sou professora há mais de vinte anos). Tive professores maravilhosos como Joseph Le Page, Lilian Alboin e o saudoso Prof. Hermógenes. Durante minha trajetória percebi que o Yoga, para mim, nunca ficava só na “aula” de uma hora e meia, pois era preciso leva-lo para a vida. Isto sempre criou na minha prática uma experiência abrangente e multifacetada. Sou super estudiosa e nem sempre vejo Yoga onde supostamente ele está. Eu vejo Yoga em visões e filosofias que de alguma forma contemporizam a ideia de que somos ligados pelo principio Divino. Sim, a minha prática tem “Deus Pai Mãe”, do início ao fim e sou iniciada em duas Escolas de Mistérios. Atualmente estudo Tantra da Mãe Divina da Escola de Anandamayi com a Professora Danny Bellini. Continuo a dar aulas e constante aprendizagem de amor pelo Yoga.
Aula
Yoga&Ritmo ” íntimo Ritmo”
O Yoga&Ritmo foi criado pela Professora Jane, através de uma vivência pessoal onde foi buscar ferramentas que a retornariam a sua própria essência em um momento que muito precisou dela. Muitas vezes nos afastamos de nossa verdade, vivendo apenas parte de quem realmente somos. Sempre cobrados desde cedo por uma sociedade sôfrega por ideais que andam muitas vezes quilómetros dos nossos.
Nesta aula tão especial nós exploramos os ritmos da existência como um todo sem limitações e associando essa experiência ao nosso íntimo. O eu intimo ou melhor dentro do “timo” explorando-me como morada, palco existencial e simbiótico com a vida livre e desejável para a maturidade emocional. A arte, música, teatralidade, danças, movimento consciente, pranayamas, meditações e ” liquid ásanas” podem ser portais possíveis a essa visita a si mesmo através da intimidade.
Concerto
Mantra Yoga Urbano pela Paz
Movimento Mantra Yoga Urbano pela Paz Somos um pequeno grupo de 4 participantes: Dois músicos e 4 vocalistas que através de uma atmosfera intimista tocam, cantam ou interpretam mantras e músicas em forma de kirtans ou poesias com um repertório sempre criativo e espontâneo. Esses concertos convidam sempre a participação da audiência, daí haver varias repetições das musicas. Audiências mais participativas podem suscitar mais músicas para além do alinhamento inicial. As músicas são músicas da terra, refletem a dimensão espiritual da humanidade e cantam a paz nas suas várias perspetivas.