skip to Main Content

Guilherme Frugoli

Palestrante

Sou Guilherme Frugoli, naturólogo de formação com aprofundamento em técnicas manuais. Desde adolescente tive contato com as práticas integrativas, caminho pelo qual comecei através da radionica e radiestesia. Durante os estudos na faculdade, me ingressei em estágios na área da massoterapia e me identifiquei. Estudei diversas práticas manuais exclusivas de pessoas que desenvolveram o seu próprio trabalho ou tiveram o conhecimento passado através de gerações anteriores, desde shiatsu de origem japonesa à práticas osteopáticas como o Zero Balancing.

A técnica que mais me influenciou e me fez traçar meu caminho terapêutico foi o Alinhamento Corporal desenvolvida pelo mestre Wilson Moreira Lima. Seu trabalho foi criado por meio de muito estudo. Wilson dissecou cadáveres e estudou anatomia por 13 anos e levou mais 12 para aperfeiçoar sua técnica que compete cuidados em toda a estrutura do corpo, dos ossos aos órgãos e tecidos moles.

Tive a oportunidade de estudar com o mestre por 09 anos, sendo alguns deles em período integral. Também, estudei anatômica e dissecação sob supervisão do ilustríssimo Prof. Titular Edson Libertti na USP por 05 anos.

Atualmente me graduo em fisioterapia e continuo o desenvolvimento do trabalho do falecido mestre Wilson.

Devido o termo “alinhamento corporal” ser usado em diversos procedimentos na área da saúde que não são relacionados ao nosso método, achei prudente compreender um outro nome para designar a técnica,  sendo ele ART (Anatomical Restructuring Technique). Este nome representa exatamente o que o trabalho realiza, a reestruturação do corpo, buscando retorna-lo ao seu eixo natural original. Assim, eliminando patologias e reequilibrando o organismo. Também, é uma homenagem ao mestre que desenvolveu não somente um trabalho manual, mas uma arte minuciosa extremamente eficiente para auxiliar o processo de cura do corpo.

Trata-se de uma técnica de correção do sistema osteomioarticular do corpo que envolve a correção das estruturas óssea, muscular e nervosa do sistema musculosquelético.

Ao longo da vida podemos sofrer acidentes leves ou graves, tombos, torções e até mesmo executar movimentos errados com o corpo que podem gerar na estrutura óssea e na musculatura responsável por sustentá-la um desvio em seu eixo anatômico, causando distúrbios biomecânicos, dores e o desgaste precoce de articulações.

Por natureza, os desvios ocorridos na estrutura óssea não retomam sua posição anatômica correta sem uma intervenção terapêutica. Para que isso ocorra é preciso atuar diretamente sobre as partes prejudicadas.

Muitas das práticas utilizadas na correção da postura trabalham no princípio de corrigir o corpo por meio do condicionamento muscular, através de fortalecimentos, alongamentos e liberações musculares. Estes exercícios são corretos e muito funcionais, porém acabam não abrangendo casos em que a estrutura óssea é a causadora do problema postural. Vale ressaltar que a maior parte das patologias musculosqueléticas se originam no mal encaixe dos ossos. Isso se justifica com o fato dos músculos atuarem como sustentadores dos ossos, embora responsáveis pela execução de seus movimentos. Assim, um músculo que tem uma origem predeterminada de pontos fixos AB, por exemplo, sofrem distorção quando os ossos se movimentam, alterando diretamente seu eixo de direção. Quando isto ocorre, os músculos se adaptam ao seu novo posicionamento na tentativa de manter o equilíbrio e a funcionalidade mecânica do sistema osteomioarticular, porém não são capazes de corrigir a posição dos ossos. A prática do alinhamento corporal busca a reorganização do corpo de maneira integrada, envolvendo a correção dos ossos e músculos de modo que sua biomecânica seja restaurada e a postura, consequentemente, corrigida.

 

A consulta

Através de observações simétricas corporais é possível identificar os desvios na estrutura óssea e muscular que levam a complicações posturais e biomecânicas. Durante a execução da técnica, estes desvios são apresentados ao paciente no início da sessão para que seja criada uma consciência corporal do atual estado do corpo. Após esta introdução ao paciente, na posição de decúbito ventral (barriga para baixo), serão realizadas manobras na estrutura de sua coluna. As manobras realizadas são precisas, sem aplicação de força ou torções, com o objetivo de promover o reposicionamento estrutural à posição anatomicamente adequada

Após a realização das manobras, o paciente se posiciona novamente em frente ao espelho para observar as modificações produzidas. Na última etapa do atendimento são feitos exercícios de movimento com o paciente para identificar possíveis encurtamentos e se ainda existe alguma patologia.

Uma vez que a estrutura corporal esteja em harmonia as dores e limitações de movimento desaparecem.

O número de atendimentos requeridos para tratar um paciente e sua patologia apresentada varia de um a dois, com poucas exceções.

 

Indicação

É indicado para pessoas de todas as idades e com todos os tipos de patologias. Como o tratamento não utiliza de manobras agressivas ou uso de força, mesmo em casos de grave osteoporose é possível aplicar a técnica sem risco de fratura ou lesão óssea

Vale ressaltar que muitos encurtamentos e dores musculares são provenientes de um mal encaixe ósseo, especialmente quando a dor for recorrente.

O ART é capaz de tratar patologias como dores crônicas e agudas em todo o corpo, além de desvios posturais.

As aplicações mais comuns, são:

Coluna e cabeça:
hérnias de disco;
protusões;
osteófitos;
artrose;
escoliose;
retificação;
complicações de oclusão (mordida)
tonturas e enjoos
dificuldades respiratórias
problemas intestinais

Ombro
tendinites;
bursites;
perda do movimento articular;

Joelho
problemas ligamentares;
artrose;
dores em menisco e outras estruturas;

Mãos e pés
perda de movimento;
tendinites e bursites;
problemas ligamentares;
uma distribuição de carga e desvios na pisada

Cabeça e ombros
torcicolos
problemas de DTM (articulação temperomandibular)
Desvio de septo e dificuldade na respiração
Tonturas e dores de cabeça

Outras patologias também são resolvidas com a pratica.

Contactos

Links e redes sociais

Participação

Descubra o Festival de Bem-Estar!
Uma Feira Alternativa para toda a sua Família

Expositores

Saiba mais

Palestrantes

Saiba mais

Programa

Saiba mais
Back To Top