skip to Main Content
Maria Helena Pereira

Maria Helena Pereira

É a Coordenadora do Programa Sentir-se Melhor.
Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa, massagem de som e massagem Shiatsu.
Instrutora Certificada de Wu Dang QI Gong.

É licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia de Lisboa, Pós-Graduada em Nutrição Humana pela Universidade Lusófona. Leccionou as disciplinas de Física e Química no ensino básico e secundário durante 33 anos. Praticou yoga 16 anos no Ginásio Clube Português, até 2004. Em 2003 começou a praticar Chi Kung e Tai Chi a cujo estudo e prática se tem dedicado apaixonadamente. Em 2009 retirou-se do ensino para se dedicar à aprendizagem e prática de terapias holísticas. Nesse âmbito realizou vários cursos de massagem (Shiatsu, Drenagem Linfática e de som com taças tibetanas).

Concluiu em 2014 o Curso Superior de 5 anos de Medicina Tradicional Chinesa na Universidade de Medicina Chinesa, Lisboa.

Para além da prática diária de Chi Kung e Tai Chi realizou, ao longo dos últimos 13 anos, várias formações nestas Artes Orientais com os professores Amélia Bulhão Pato e Luís Virgílio Cunha, na Academia de Artes Orientais, Lisboa; com o Mestre Kenji Tokitsu e Dr. Toshihiko Yayama (Japoneses) e com o Mestre Li Naiguang (Chinês), em Lisboa e em Fátima.

Em Janeiro de 2016 realizou, nos Estados Unidos da América, com o Mestre Yun Xiang Tseng (Mestre Chen) um curso de certificação como Instrutora de Chi Kung – Wu Dang Qi Gong, pela Chi for Longevity Inc. – onde aprendeu várias formas de Chi Kung Terapêutico que promovem a Saúde e a Longevidade.

Aula Prática
Chi Kung com Taças Tibetanas

Enquadramento: Chi Kung, ou Qi Gong, é uma arte milenar chinesa, parte integrante da Medicita Tradicional Chinesa. Há várias escolas, vários tipos de Chi Kung, mas todos eles têm por objectivo prevenir a doença e melhorar a saúde. É a Arte por excelência da Longevidade. Se quer ter uma vida longa saudável faça uma prática regular, diária, de Chi Kung. Qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou condição física, pode praticar Chi Kung pois esta arte é bastante flexível, os exercícios são muito variados.

Com benefícios reconhecidos, as taças tibetanas são utilizadas essencialmente em concertos, meditação e em massagem de som. Como o corpo humano tem uma grande percentagem de água (70% a 80%), é fácil perceber como as suaves vibrações rítmicas percorrem o corpo. A vibração das Taças Tibetanas revitaliza as células, harmoniza os órgãos e maximiza os resultados da prática de Chi Kung.

Descrição da Atividade: Ao som de Taças Tibetanas e Gongos, são realizadas práticas de Chi Kung para harmonizar e fortalecer o corpo e a mente. Com o objetivo de proporcionar bem estar e melhorar a saúde, os exercícios propostos são simples e todos podem participar, independentemente da idade e condição física.

Back To Top
Search