skip to Main Content
manuelj-gandra
Manuel J. Gandra

Nascido em Lisboa em 1953, é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Tem-se consagrado à pesquisa da História Mítica de Portugal (nomeadamente no que respeita às Ordens do Templo e de Cristo, ao Culto do Império do Divino Espírito Santo, ao Sebastianismo e ao Hermetismo), da Iconologia da Arte Portuguesa e da Circunstância Mafrense, temas sobre os quais se tem debruçado em publicações, colóquios, seminários, conferências, visitas guiadas e programas televisivos. Foi professor dos ensinos preparatório e secundário, tendo leccionado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi Coordenador dos Serviços de Cultura da Câmara Municipal de Mafra e actualmente é docente da cadeira Cultura Material e Símbolo, na Escola Superior de Design do IADE, bem como director do Centro Ernesto Soares de Iconografia e Simbólica. É convidado assíduo de diversas áreas do Canal História desenvolvendo recentemente o projecto IDEGEO – Educação para a Portuguesia (www.idegeo.pt).

Palestra
Portuguesia no Mundo

Dizia Fernando Pessoa que “inquirido um indiano se se considerava inglês ou indiano, ele diria sem hesitar que indiano”, mas “se idêntica pergunta fosse dirigida a um goês, este responderia sem pestanejar que era português, antes de ser indiano”.

A  despeito dos nacionalismos ou dos antinacionalismos em voga, desse sentimento de pertença a uma comunidade que até pode não se exprimir na mesma língua, mas partilhar valores espirituais comuns, idiossincraticamente lusíadas, denominamos PORTUGUESIA.

Qual então o sentido e a importância da Portuguesia no mundo global futuro, quiçá, na construção do Quinto Império?

 

Back To Top
Search