skip to Main Content
antonio-pedro-martins

António Pedro Martins

Nasceu em Lisboa, em 1963. Vive no norte de Portugal, em Ponte da Barca, no meio das montanhas da Serra da Peneda-Gerês, com muita água a correr e árvores verdes. É um profundo amante da Natureza, onde gosta de se refugiar quando precisa de silêncio. Adora viajar e contatar com povos e culturas diferentes. Gosta de ouvir os outros e tem necessidade de contribuir para o seu bem-estar.
É licenciado em engenharia física e mestre em instrumentação industrial. Ingressou na carreira universitária, mas decidiu mudar de rumo. Trabalhou durante vários anos em diversos projetos europeus de investigação industrial e transferência de tecnologia, e em electromedicina até que optou por ser professor de físico-química do ensino básico e secundário.
Tem vindo a aprofundar o tema da Comunicação Não Violenta, paralelamente à sua atividade profissional, realizando diversos cursos em Portugal e no estrangeiro. Facilita formações sobre o tema, com o propósito de capacitar as pessoas a relacionarem-se melhor com os outros e consigo próprias.
É muito atento à atividade dos nossos governantes e almeja uma sociedade mais justa, mais livre e mais em harmonia com o planeta. Reconhece na Comunicação Não Violenta um poderoso instrumento de transformação pessoal e social, favorecendo a construção de relações pacíficas e harmoniosas entre as pessoas e promovendo a consolidação de uma sociedade mais pacífica.

 

Sala Viver
Sábado 28 de Outubro20h30

Palestra
Construindo relações profundas com a Comunicação Não Violenta

Crescemos segundo o modelo educativo do “bem” e do “mal” e da recompensa e do castigo, o que nos conduziu a padrões de competição, de avaliação e de julgamento do outro. Perdemos a conexão com o outro e, frequentemente, connosco próprios. Muitas vezes decidimos não comunicar por medo de frustrações e mal-entendidos, que não compreendemos como se originam, e fugimos ao conflito. Os conflitos são oportunidades que nos são oferecidas para aproximar as pessoas e estabelecer relações mais profundas, ultrapassando as diferenças e aproximando-nos do que é essencial.
A CNV é uma metodologia que utiliza ferramentas práticas para melhorar a comunicação, resolver e reduzir conflitos e aumentar a compreensão e a conexão entre as pessoas, envolvendo-nos num processo de reflexão e de aprendizagem relacionado com o modo como comunicamos e como o podemos fazer de uma forma mais assertiva e em coerência com os nossos valores.
É um processo onde reaprendermos a comunicar, libertando-nos dos velhos padrões que nos foram transmitidos pelos nossos pais, pela sociedade e pela escola, honrando aquilo que está vivo em nós e respeitando o outro.
Trata-se de uma palestra vivencial, onde serão abordados os fundamentos da Comunicação Não Violenta; refletiremos, a partir de exercícios práticos, as formas de comunicar que nos desconectam do outro; e serão explicadas e praticadas, em pequenos grupos, as 4 maneiras de escutar uma crítica.

 

Back To Top
Search