skip to Main Content
André António

André António

Comecei a minha formação em Massagens e Shiatsu em 2004, há cerca de 10 anos, complementando esta formação com um Curso de Instrutores de Chi Kung Terapêutico, na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa, iniciado em 2006 e concluído em 2009, tendo reunido uma ampla experiência profissional em ambas as áreas. Para além disso sou Doutorado em Antropologia da Saúde pela Universidade de Lisboa, com investigação realizada a respeito dos temas do Envelhecimento e da Medicina Tradicional Chinesa.

Se o “chi”, a nossa energia vital, refere-se tanto ao nosso corpo como à nossa mente e emoções, o Chi Kung Terapêutico é uma paixão diária que diz respeito, sobretudo, ao autoconhecimento e ao crescimento pessoal, o meu e o das pessoas que me procuram. Pois, é a partir da qualidade da relação comigo mesmo, mas também, da relação que estabeleço com os outros que se fortalece a saúde e a alegria de viver, em harmonia com o todo, entre o céu e a terra.

 

Chi Kung Terapêutico

O Chi Kung Terapêutico é um dos ramos da Medicina Tradicional Chinesa. É a arte de regular corretamente a energia do nosso corpo e consiste num conjunto de exercícios físicos, de respiração e de meditação que, promovendo uma respiração profunda e tranquila, têm diversos efeitos benéficos para a saúde e bem-estar. Tendo por base os princípios filosóficos do Taoísmo, os movimentos lentos, suaves e redondos e contínuos do Chi Kung representam uma forma de meditação.

Para além do bem-estar físico e emocional e da tranquilidade mental, a prática de Chi Kung é feita em grupo, assumindo-se como um espaço de convívio com os outros, essencial para a saúde e para a felicidade do ser humano.

As aulas em grupo têm uma finalidade terapêutica de promoção da saúde e do bem-estar, revelando efeitos benéficos:

– Ao nível das articulações, melhorando a mobilidade

– Ativando a circulação sanguínea

– Corrigindo a postura, melhorando o equilíbrio e a coordenação motora

– Aumentando a flexibilidade

– Promovendo o relaxamento mental e físico e combatendo o “stress”

– Promovendo uma sensação de maior vitalidade e bem-estar geral

Back To Top