skip to Main Content
amayur

Lara Lima em representação da AMAYUR

Palestra
Yoga e Ayurveda – o potencial terapêutico da pratica pessoal

Yoga e Ayurveda são irmãs inseparáveis. Tanto o Yoga como o Ayurveda partilham da mesma anatomia e fisiologia metafísicas: 72.000 nadis (canais sutis), 7 chakras principais (centros de energia), 5 revestimentos/invólucros corporais e a kundalini shakti.
Ambas encontram fundamento nos princípios das trigunas (sattva, rajas e tamas), dos doshas (cata, pita e kapha) e dos panchamahabuthas (terra, ar, fogo, água e espaço). Toda a prescrição Ayurveda recomenda a prática regular de posturas de yoga, pranayama, meditação, entoação de mantras e uma pratica profunda de Yoga vai naturalmente cruzar-se com uma alimentação consciente e a consciência de que não existe separação entre o ego e o Todo como podemos ler no shloka: “Yat Pinde tat Brahmande” (dos Puranas) que significa que o microcosmo é igual ao macrocosmo. Em outras palavras, tudo que está dentro de nós, nas nossas células, é equivalente ao que está no universo. Talvez a forma mais simples de explicar esteja verdadeiramente no conhecimento dos seus conceitos originais : Ayurveda é a ciência da vida e yoga é a prática dessa ciência. É proposta desta palestra ajudar a compreender melhor a fraternidade entre Yoga e Ayurveda e todo o
potencial da aplicação pratica do Ayurveda na pratica de Yoga e também apresentar a pratica do Yoga como ferramenta terapêutica para manter a saúde corporal. Para estas ciências irmãs a saúde é um bem estar de realização plena nas quatro dimensão que a experiência humana almeja: dharma (dever), artha (riqueza), kama (desejo) e moksha (liberação).

Back To Top
Search